Uberização e governança pelos números
análise de justiça social a partir de Alain Supiot
Palavras-chave:
Uberização, Direitos sociais, Trabalho, Lucro, NeoliberalismoResumo
A governança pelos números foi um modelo de gestão utilizado para a ascensão neoliberalista que, consequentemente, ao priorizar a maximização do lucro em detrimento dos direitos sociais fez-se surgir modelos como o da uberização do trabalho e diretamente uma contribuição para sua precarização. O objetivo central do trabalho é abordar e analisar sobre como se deu a criação e sua atual situação na sociedade, bem como o impacto desse novo modelo nos indivíduos e nas organizações. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar a influência desse novo paradigma de trabalho na atualidade, baseado na descentralização do trabalho que traz à tona uma nova maneira de exploração de modo que, para os indivíduos, o mais importante nessa perspectiva são as margens de lucros das plataformas sobre a força de trabalho do “novo proletariado”. Sob essa ótica, a uberização do trabalho pode ser vista como um ideal lucrativo neoliberal em oposição ao defendido pela justiça social.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
DARDOT, Pierre. LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boi Tempo, 2016.
KASHIURA Jr., Celso Naoto; AKAMINE Jr., Oswaldo; MELO, Tarso de. Plataformas digitais como Aparelho Ideológico de Estado: precarização do trabalho e subjetividade jurídica na sociedade neoliberal. Direito e Praxis, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 1-29, set. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2024/83057. Acesso em: 28 nov. 2024.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
SUPIOT, Alain. O espírito de Filadélfia: a justiça social diante do mercado total. Porto Alegre: Sulina, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bianca Caroline Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.


