A responsabilidade consumerista frente ao greenwashing
Palavras-chave:
Greenwashing, Maquiagem verde, Responsabilidade consumerista, Publicidade enganosaResumo
O marketing exerce um papel fundamental na sociedade atual, sendo responsável por divulgar produtos e serviços em um contexto de forte concorrência. Com a crescente preocupação ambiental, tanto os consumidores quanto as empresas têm se orientado para práticas sustentáveis, motivadas pela pressão de legislações e pela necessidade da responsabilidade social. Contudo, essa pressão também tem levado algumas empresas a adotarem falsas propagandas ambientais, o qual buscam criar uma imagem de sustentabilidade sem ações concretas por trás. Essa abordagem prejudica os consumidores, que precisam aprender a identificar estratégias enganosas, desviando a atenção de problemas ambientais verdadeiros. Essa prática é conhecida como greenwashing, ou, em tradução, maquiagem verde. Com base nessa constatação, o presente artigo irá explorar como essa prática se manifesta, seus impactos na sociedade e nos consumidores, a responsabilidade de quem a adota, o que a legislação diz sobre o assunto — especialmente a Constituição Federal, o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, discutiremos as maneiras pelas quais a relação consumerista pode combater o greenwashing, tanto de forma interna quanto por meio de órgãos externos.
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